Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 18, 2007

A Miolo e seus novos vinhos Super Premium

A Miolo Wine Group lançou este mês cinco vinhos TOP: Lote 43 2004, Merlot Terroir 2005, RAR 2004, Gran Lovara 2005 e Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2005. Foi o maior lançamento de vinhos Super Premium, realizado até hoje pelo grupo Miolo, que passou a participar deste segmento em 2002, com o lançamento do Lote 43.

Vale destacar também que pela primeira vez os vinhos da Miolo foram avaliados pela equipe de Jancis Robinson, que ao lado de Robert Parker é a mais prestigiada crítica de vinhos em nível mundial, especialmente na Europa. Julia Harding, editora do Atlas Mundial do Vinho, publicado por Jancis e assistente da crítica, provou diversos vinhos brasileiros em degustação realizada em Londres em março por Arthur Azevedo, da ABS-SP, e recentemente divulgou as notas no site www.jancisrobinson.com (acesso restrito a assinantes).

Em notas de 0 a 20, o Miolo Merlot Terroir 2004 (recentemente eleito em degustação da revista Gula como o melhor vinho tinto do Brasil) recebeu a nota 17. Os vinhos Quinta do Seival Castas Portuguesas 2004 e Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2004 ficaram com 16 e o Espumante Brut Miolo, com 15 pontos. Esta avaliação, descrita no site de Jancis Robinson torna-se a primeira grande citação da Miolo no mercado mundial de vinhos.

Falando um poucos dos novos vinhos:

Lote 43: é um vinho muito especial para a Miolo, pois foi o primeiro de uma geração de produtos que se enquadram em uma categoria superior. Foi eleito o terceiro melhor vinho em degustação às cegas promovida em abril pela Revista Gula e tem tido boa aceitação no mercado internacional. É um vinho de corte, produzido a partir de uvas cabernet sauvignon e merlot, cultivadas no vinhedo Leopoldina Lote 43. Esta safra que agora chega ao mercado (a de 2004)passou um ano envelhecendo em barricas de carvalho francesas e americanas e mais dois anos na própria garrafa.

Merlot Terroir 2005: Com uma produção anual pequena com 23 mil garrafas de 750 ml, o Merlot Terroir é considerado o melhor vinho da variedade já produzido pela Miolo. A uva merlot é uma das que melhor se adapta ao Vale dos Vinhedos e já é considerada emblemática na região. Este vinho envelheceu 12 meses em barricas de carvalho e posteriormente um ano na garrafa.

RAR 2004: esta é a sua terceira safra, com 47 mil garrafas de 750 ml e 300 garrafas de seis litros. O RAR é um corte de cabernet sauvignon e merlot, cultivadas nos vinhedos de Raul Randon, localizados na região dos Campos de Cima da Serra, um dos pontos mais elevados do Rio Grande do Sul, com cerca de mil metros. O empresário possui área plantada de 16 hectares. Todo o acompanhamento dos parreirais é feito por técnicos da Miolo. Depois de colhidas, as uvas seguem para a vinícola, no Vale dos Vinhedos, onde o vinho é elaborado e envelhecido em barricas de carvalho por aproximadamente um ano. Logo, é engarrafado e permanece mais um ano envelhecendo na própria garrafa.

Gran Lovara 2005: Produzido na Serra Gaúcha, é um corte de 60% merlot, 25% cabernet sauvignon e 15% tannat. Trata-se de um vinho estruturado e encorpado, passando por envelhecimento em barricas de carvalho francesas e americanas por um período de 10 a 12 meses. Depois de engarrafado, passa por mais um processo de envelhecimento em garrafa, de quatro a seis meses. Com esse lançamento, a Lovara busca resgatar o prestígio obtido com o Gran Lovara 1999, que foi na época eleito o melhor vinho brasileiro. Com sede em Bento Gonçalves, a Lovara participa da Miolo Wine Group desde 2004 e é parceira do grupo desde 1999, a partir da aquisição conjunta da Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco (Bahia).

Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2005: - 100% cabernet sauvignon dos vinhedos do projeto Fortaleza do Seival Vineyards, localizado na Campanha Gaúcha. Considerada a nova fronteira vitivinícola, a região tem se destacado por produzir vinhos de qualidade. O processo de produção passa pelo envelhecimento de um ano em barricas de carvalho americanas. O vinho caracteriza-se por apresentar alta intensidade de cor com tonalidade vermelho rubi e púrpura. Estarão disponíveis no mercado 45 mil garrafas de 750 ml.