Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 22, 2007

Um vinho e uma história de Amor

Em 2002, Raul e Nilva fariam 50 anos de casados e Raul queria fazer desta data algo realmente especial. Que presente dar a esposa? O que estaria a altura de tantos anos de união?


Surgiu então a idéia de elaborar um vinho, mas não um vinho qualquer. Raul começou então a estruturar o projeto e este "presente" dá origem a uma parceria com a Miolo e a plantação de vinhedos em sua fazenda na região de Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul.


Assim, em 2002 nasce o RAR, que nada mais é do que a sigla de um dos mais importantes empreendedores brasileiros - Raul Anselmo Randon. Como diz no contra rótulo desta primeira safra (Reserva de Família) " Raul sonhou com uma forma especial de celebrar e dividir com todos um pouco deste segredo: elaborar um vinho que, como o amor verdadeiro fosse profundo, complexo, pussuisse alma e aquecesse o espírito". Sonho realizado!


O RAR é um corte de 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot. As uvas são colhidas em Campos de Cima da Serra (um das mais frias e mais altas regiões vinícolas do país, com 1.000 metros de altitude) e seguem para a cantina da Miolo, onde o RAR é elaborado e envelhecido em barricas de carvalho por aproximadamente um ano, permanecendo mais um ano nas caves envelhecendo na própria garrafa antes de ir para o mercado.


Na visita a Campos de Cima da Serra tive a oportunidade de conhecer esta bela história e seus personagens e também de desgustar estes vinhos (safras de 2002 a 2005). O RAR é um vinho potente, elegante e equilibrado, com bom potencial de guarda. A safra atualmente no mercado, a de 2004, está elegante e macia, com taninos finos, mas ainda em evolução.


Saúde e Felicitações a todos os envolvidos neste projeto!



Ao centro o casal: Nilva e Raul Randon.