Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 07, 2012

4 características de vinhos tintos que envelhecem bem

Determinar se um vinho vai durar não é uma ciência exata. A maioria dos especialistas de vinho utiliza um raciocínio dedutivo baseado em suas experiências passadas para determinar como os vinhos envelhecem bem. Há 4 características que tornaram-se “consensuais” para os entendidos que resultam num bom vinho de guarda. Vamos a elas!

Acidez

Os vinhos com maior acidez tendem a durar mais tempo. O vinho que envelhece lentamente perde seus ácidos, enquanto que um vinho que começa sua existência com menor acidez, provavelmente, não consegue se manter ao longo do tempo.Basicamente, um vinho com maior ácido fica melhor à medida que envelhece.

Tanino

O tanino é um componente estrutural e vinhos tintos com taninos mais elevados tendem a envelhecer melhor do que os vinhos de menor tanino. O aparecimento dos taninos vêm do contato das sementes e peles das uvas durante a vinificação e também do envelhecimento em carvalho. Um vinho com taninos bem equilibrados (onde há um equilíbrio entre o “tanino de uva ‘e’ tanino de madeira ‘) vai lentamente “suavizar” ao longo do tempo como a quebra dos taninos. Se o vinho não é bem equilibrado para começar, nunca vai melhorar ao longo do tempo.

Nível de álcool

O álcool é volátil e sua presença em vinhos não-fortificados faz com que este torne-se vinagre mais rapidamente. De um modo geral, quanto menor o nível de álcool no vinho não fortificados, mais tempo ela irá durar. Claro que temos que considerar algumas exceções à regra, mas como estamos falando de um modo geral, como é o universo do vinho, não entraremos neste caso agora. Quando procurar um vinho para envelhecer, verifique o nível de álcool e de esperança para um ABV abaixo de 13,5%.

Açúcar Residual

Este componente de um vinho é muitas vezes esquecido por causa da popularidade de envelhecimento dos vinhos secos. Como se vê, os mais longos vividos vinhos tendem a ser os vinhos doces, incluindo porto, xerez, Sauternes e riesling.
Publicado por 9emeia em 03/05/2012 em Casa Pisani, Curiosidades, Ideias

Nenhum comentário: