O consumo de vinhos entre os brasileiros tem crescido expressivamente nos últimos anos, e a concentração das viniculturas já não se restringe ao Sul do país. A Bahia desponta como um mercado promissor tanto para consumo quanto para produção, agregando, inclusive, mais um serviço na rota do vinho no Vale do São Francisco - o Enoturismo - com a inauguração no dia 11/10, de mais este produto turístico no estado.
É isso mesmo, se até pouco tempo o vinho era uma bebida consumida por poucos brasileiros, imagine conhecer todo o seu processo de produção, desde a preparação do solo, passando pelo cultivo da uva até presenciar o líquido sair engarrafado, pronto para as prateleiras dos supermercados.
Com a inauguração do roteiro do Enoturismo, todos esses passos estão à disposição dos turistas que visitarem Bahia e Pernambuco, uma vez que o roteiro contempla quatro municípios em cada estado.
A aposta neste segmento é grande por parte do governo baiano. O governador Jaques Wagner, aproveitou a inauguração do roteiro turístico para anunciar a reforma completa do aeroporto de Juazeiro, o que facilitará o acesso, atualmente feito por via terrestre, uma vez que de avião só é possível chegar por Petrolina.
Investimentos - As empresas Miolo e Lovara, provenientes do Rio Grande do Sul, investiram cerca de R$ 30 milhões, trouxeram tecnologia de ponta e acabam de firmar parceria com a espanhola Osborne, com previsão de produzir cerca de três milhões de litros de vinho por ano, incluindo vinhos finos, espumantes e brandies.
Se os investidores já estavam confiantes nos bons resultados, com o aumento do dólar frente à moeda nacional, esta confiança cresceu ainda mais, tanto para as vendas internas, quanto para as exportações, como explicou Henrique Benedetti, do grupo Miolo.
Segundo ele, os vinhos chegam ao consumidor final com preços entre R$ 9,90 e R$ 27, e os espumantes variam entre R$ 14,90 e R$ 23. "E é um produto de boa qualidade, bem aceito no mercado nacional e internacional". Ele acrescentou que, em relação à produção do vale do São Francisco, a Bahia representa 30% do consumo, e frente ao mercado nacional, o índice é de 17%.
O governo baiano pretende investir na formação e especialização da mão-de-obra para atender à demanda desta nova oportunidade para a economia baiana. O secretário de turismo, Domingos Leonelli, anunciou a parceria com o Sebrae de Juazeiro para capacitação de pessoal, e também um curso superior de Turismo, que será implantado através da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), alinhado com as necessidades do trade turístico.
"Vamos discutir com o trade turístico para que o estudante tenha uma formação que o permita sair da universidade diretamente para o mercado de trabalho", ressalta Leonelli.
Roteiro – A visita começa pelas vinícolas, onde os turistas terão uma verdadeira "aula", desde o cultivo da uva até à fabricação do vinho, seu armazenamento, além da oportunidade de degustar os diversos sabores produzidos na vinícola.
E o roteiro também é gastronômico, uma vez que os produtores resolveram inovar, e servir como acompanhamento a culinária local, como a carne de bode e o beiju.
Para o presidente do conselho executivo da Osborne, Ignácio Osborne, está na hora de deixar de lado a idéia de que cada vinho tem uma culinária específica, como ainda hoje é indicado que a carne deve ser acompanhada por tinto, ou peixe ser servido com vinho branco. "A combinação deve ficar a critério de cada um e, o melhor vinho é aquele que você gosta", enfatiza o espanhol, que acaba de se integrar ao grupo Miolo.
Ele ainda ressalta que os vinhos devem ser produzidos de acordo com a cultura local. "Aqui, temos que fazer um vinho com a cara dos brasileiros, leve, alegre, pois é assim que vejo este povo. E não um vinho muito encorpado, pesado", conclui Osborne.
E o passeio não pára por aí, os visitantes ainda podem fazer passeio de barco pelo "Velho Chico" para curtir o pôr-do-sol e esticar em um dos bares da orla de Petrolina ou de Juazeiro. Para a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o roteiro está inaugurado e o momento é de se trabalhar para trazer o turista. Para isso, ela convocou os operadores de turismo que estavam presentes para "comprar" a idéia e incluir este destino nos seus catálogos para venda.
Inauguração – A inauguração contou com a presença de políticos da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul (região de origem da Miolo), secretários de estado, o cônsul da Espanha e de Portugal, representantes do turismo nacional e outros interessados na comercialização de vinhos.
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