Os brasileiros estão tomando mais vinhos importados. Somente no ano passado, a compra de vinhos estrangeiros cresceu 27% no País. Isso significa que a importação da bebida passou de 59,2 milhões de litros em 2009 para 75,3 milhões, em 2010. São 32 países vendendo vinho para o Brasil e o Chile lidera essa lista, com 46% do total de vendas. Os números, divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a partir de registros comerciais no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), superam o recorde anterior, que eram 60,8 milhões de litros, em 2007. De 2004 para cá, a importação de vinho estrangeiro praticamente dobrou, chegando a 93%.
A exigência do Selo de Controle Fiscal para vinhos nacionais e importados pela Receita Federal, a partir de janeiro deste ano, é a responsável principal pelo aumento atípico na importação de vinhos. Quatro países são responsáveis por 90% das compras pelas importadoras brasileiras: Chile, Argentina, Itália e Portugal. Os chilenos são os que mais vendem vinhos no Brasil, com 26,5 milhões de litros exportados para cá, em 2010, 46% do total de importações nacionais.
A Argentina é a segunda colocada no ranking. Os hermanos venderam 18 milhões de litros de vinhos aos brasileiros, em 2010. Esse número equivale à quantidade de vinhos brasileiros vendidos no nosso mercado. A Itália forneceu 13 milhões de litros de vinhos ao Brasil em 2010 e registrou um crescimento de 43% em relação a 2009. Portugal é o quarto maior vendedor de vinhos para o Brasil. No ano passado, as exportações portuguesas para o Brasil cresceram 35%, representando um total 8 milhões de litros de vinhos portugueses no mercado brasileiro.
por Rodrigo Leitão
Nenhum comentário:
Postar um comentário