Pesquisar este blog

domingo, julho 19, 2009

The Wine Opus - O Livro de 1 Milhão de Dólares

A Kraken Opus é uma editora inglesa especializada em livros de altíssimo luxo. Dentre os títulos já editados, encontram-se obras sobre a Fórmula 1, Maradona, a estilista Vivienne Westwood, a equipe de futebol Arsenal e muitos outros. As edições são caprichadíssimas, luxuosas, pesadas e - claro! - caríssimas.

Só para se ter idéia, o livro sobre a Fórmula 1 custa 3.180 euros e o do Arsenal, o mais caro, é vendido por astronômicos 4.500 euros! Com certeza, são produtos apenas para os happy few.

Pois mesmo com esses exorbitantes parâmetros, a editora agora extrapolou e anunciou a publicação do The Wine Opus, um livro que está sendo oferecido em pré-venda, por nada mais, nada menos do que 1 milhão de dólares!

A preciosa obra terá 850 páginas, pesará 30 quilos e terá uma tiragem de apenas 100 cópias. Basicamente, será a relação das 100 melhores vinícolas do mundo, que serão escolhidas da seguinte forma:

um painel de especialistas fará a seleção das 300 candidatas a fazerem parte do livro;
essas 300 serão, então, submetidas a um grupo de 40 sommeliers que escolherá as 100 melhores do mundo;
e ainda haverá uma terceira etapa que irá decidir, dessas 100, quais as 10 melhores.

Os componentes dos painéis ainda não foram revelados, mas espera-se que, com todo o dinheiro envolvido, sejam convidados os mais destacados profissionais do mundo.

Com certeza, um livro apenas, por mais luxuoso que fosse, não seria suficiente para justificar o ciclópico preço. A cerejinha é que, além dele, cada comprador receberá um caixa de 6 vinhos de cada uma das 100 vinícolas escolhidas! Serão, portanto, 600 garrafas dos mais exclusivos vinhos. Mas, faça as contas: desconsiderando o livro, o preço médio de cada garrafa será 1.667 dólares. Imaginem só se der a louca no painel e eles incluirem um Malbec argentino entre os melhores? É de sentar e chorar!

Se você estiver interessado, corra, porque dos 100 exemplares em pré-venda, 25 já foram adquiridos! (dizem as más línguas que um dos compradores mora no Maranhão). E aqueles que não forem vendidos antecipadamente, serão leiloados após o lançamento, previsto para o terceiro trimestre de 2010.

Fonte:Oscar Daudt - Site Enoeventos

Nenhum comentário: