Pesquisar este blog

terça-feira, julho 03, 2012

O vinho de 337 mil reais

Kalima 2004 Block 42 é raro por ser feito da vinha mais antiga do mundo.Engarrafado num recipiente futurista, a edição mais que especial do vinho da Penfolds tem apenas 12 unidades

Há certos prazeres que são para poucos. E põe pouco nisso. Produzidas numa garrafa com design futurista, que mais parece uma ampola gigante, apenas 12 unidades da 2004 Kalimna Block 42, vinho da famosa marca australiana Penfolds, serão comercializadas pela “irrisória” quantia de R$ 337 mil.

Mas o que faz essa bebida ser tão especial e custar os olhos da cara? Simples. Trata-se de uma safra raríssima da uva Cabernet Sauvignon, colhida do mais antigo vinhedo que se tem conhecimento no mundo, datado do século 19. O Bloco 10-acre 42, por isso o nome da edição limitada, foi plantado apenas 30 anos após a mítica classificação de “Bordeaux 1855”.

Para comemorar a proveniência do vinho, a Penfolds criou um recipiente em forma de ampola com 750 ml deste “líquido dos deuses”. Cada garrafa é acompanhada por um exclusivo livro em forma de 'making of' e Certificado de Propriedade e autenticidade assinado pelo enólogo Pedro Gago e por todas as pessoas que contribuíram com o projeto.

Daí o felizardo que comprar o vinho se pergunta: como faço para abrir essa garrafa sem ter que quebrá-la? Um profissional da Penfolds irá pessoalmente realizar a cerimônia de abertura especial para o proprietário.

O enólogo usará uma peça feita de prata e tungstênio para que o sortudo prove o vinho. E a primeira degustação é feita com o uso de uma tambuladeira de prata, similar a uma concha pequena, que era usada no passado pelos especialistas.
POR: Leandro Duarte

Nenhum comentário: