Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 28, 2008

Classificação Vinícola Alemã

Os vinhos alemãs são oficialmente classificados por categorias de qualidade, que envolvem distintos fatores, como região de origem, eventual adição de açúcar e amadurecimento.

As principais zonas de produção são: Ahr, Baden, Franken, Hessische Bergstrasse, Mittelrhein, Mosel-Saar-Ruwer, Nahe, Palatinate, Rheingau, Rheinhessen, Saale-Unstrut, Sächsische Weinstrasse e Württemberg.

Estas 13 regiões subdividem-se em 39 distritos, e estes, por sua vez, subdividem-se em vinícolas coletivas. Os níveis de qualidade da produção obedecem a uma classificação, nomeando as diferentes espécies.

Deutscher Tafelwein: equivalente ao vinho de mesa em outros países.
Deutscher Landwein: é o vinho do país e não desempenha papel importante no mercado exportador.
Qualitätswein bestimmter Anbaugebiete (QbA): é o vinho de uma região específica com elevado nível de qualidade.
Qualitätswein mit Prädikat (QmP): o nível mais alto e pode ser subdividido de acordo com o amadurecimento das uvas em Kabinett (vinhos leves completamente amadurecidos), Spätlese (de colheita tardia, podem ou não ser mais doces que Kabinett), Auslese (produzidos a partir de uvas amadurecidas, geralmente doces), Beerenauslese (produzidos com uvas selecionadas individualmente e superamadurecidas, que geram um vinho de sobremesa muito doce), Trockenbeerenauslese (uvas selecionadas superamadurecidas e murchas, atacadas pela podridão nobre, que produzem um vinho extremamente rico em açúcar) e Eiswein (uvas naturalmente resfriadas na vinha ( praticamente congeladas), produzindo um vinho muito doce e concentrado).

Para saber mais sobre a extensa e mundialmente apreciada produção vinícola alemãs, consulte: http://www.germany-tourism.de/ENG/destination_germany/master_tlfstrasse-id20.htm(DRF)




-->

Nenhum comentário: