Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 21, 2008

Vinho Tinto retarda o envelhecimento do Coração

A resposta para o chamado “paradoxo francês” pode ser encontrada no vinho tinto, e, mais especificamente, em pequenas doses de resveratrol, um componente natural das uvas, vinho tinto e outros alimentos, de acordo com um novo estudo de nutrição levado a cabo por uma equipa internacional de investigadores.

Os investigadores colocaram as suas descobertas online no dia 3 de Junho, no jornal de livre acesso “Public Library of Science One”, onde expuseram que pequenas doses de resveratrol incluídas na alimentação de ratos de meia idade tiveram uma grande e positiva influência sobre as alavancas genéticas para o envelhecimento, chegando a proteger de forma especial o coração.

Como conseguem os franceses manter uma excelente saúde cardíaca, e em simultâneo a sua alimentação ser tão rica em gorduras saturadas, perguntam os cientistas?A resposta para o chamado “paradoxo francês” pode ser encontrada no vinho tinto, e, mais especificamente, em pequenas doses de resveratrol, um componente natural das uvas, vinho tinto e outros alimentos, de acordo com um novo estudo de nutrição levado a cabo por uma equipa internacional de investigadores.

Estas descobertas também explicam o “paradoxo francês” e a inexplicável boa saúde cardíaca das pessoas que vivem em certas zonas de França onde se bebe vinho tinto, apesar da dieta ser muito rica em gorduras saturadas. Em França, e também em Portugal, as refeições são geralmente acompanhadas com um copo de vinho tinto. As provas sugerem fortemente que o resveratrol pode melhorar a qualidade de vida devido á sua influência e capacidade de retardar o envelhecimento cardíaco, contudo, será necessário um estudo mais aprofundado que o comprove com 100% de certeza cientifica.Fonte: ScienceDaily

Nenhum comentário: