Pesquisar este blog

terça-feira, março 03, 2009

Taylor`s na primeira posição do ranking de `Robert Parker`

O conceituado crítico Robert Parker elegeu a Taylor`s como a melhor marca de vinhos do mundo, atribuindo 97,8 pontos aos cinco últimos Vintages daquela empresa produtora de Vinho do Porto, que já conta com 300 anos de história.

A Taylor`s anunciou hoje que a classificação se inscreve na "Top 100 Fine Wine Power List", publicada pela revista Britânica "The Drinks Business", na edição de Dezembro de 2008, e é calculada com base nas pontuações ditadas por Robert Parker, nos últimos cinco anos de declaração de Vintage.

Segundo a empresa, entre os consagrados vinhos de Bordéus, Borgonha, Champanhe e Portos, sujeitos à apreciação de Parker, a Taylor`s notabiliza-se ao arrecadar a pontuação média mais alta.

A "Fine Wine Power List" é uma classificação que ordena as melhores marcas de vinho do mundo consoante o peso e importância que detêm no mercado.

Este ano, e pela primeira vez, a lista engloba os Vintages de Champanhe e de Vinho do Porto.

Nesta lista cada vinho é classificado com base em cinco critérios: o volume de negócios gerado, a pontuação média atribuída por Robert Parker, o preço médio, a performance do preço registada durante um ano e a produção ponderada (preço multiplicado pela média da produção).

O crítico avaliou os Vintage da Taylor`s correspondentes às colheitas de 2003 (98 pontos), 2000 (98), 1997 (96), 1994 (97) e 1992 (100).

O vintage de 1992 custa 266 euros.

Para Adrian Bridge, director-geral da Taylor`s, "obter uma média de 97,8 pontos é um feito por si só e deverá constituir um motivo de orgulho, não só para a Taylor`s, como para o sector do Vinho do Porto e para Portugal".

Neste ranking, e com uma pontuação média superior a 95 pontos, apenas se inclui mais uma casa de Vinho do Porto - a Fonseca Guimaraens - que ocupa o nono lugar.

À semelhança da Taylor`s, a casa Fonseca é igualmente propriedade do grupo "The Fladgate Partnership".

"Esta classificação não somente evidencia a consistência da qualidade dos vinhos que produzimos, como revela igualmente o garante destes vinhos com um investimento seguro", salientou Adrian Bridge.

Um comentário:

Paulo Nicolay disse...

Muito obrigado !!