Pesquisar este blog

sexta-feira, junho 03, 2011

Concha y Toro se mantém entre as cinco marcas de vinho mais poderosas do Mundo

Ranking aponta a forte presença das marcas do chamado Novo Mundo no Top 10, entre as quais a única chilena, e pelo segundo ano consecutivo, é a Concha y Toro

A vinícola chilena Concha y Toro, representada no país pela VCT Brasil, reafirma a liderança no mercado mundial do vinho ao manter, pelo segundo ano consecutivo, sua posição como a segunda maior marca de vinhos do mundo no ranking elaborado recentemente pelo estudo “The Power 100: The world’s most powerful spirits & wine Brands 2011”, realizado pela consultoria inglesa Intangible Business.

Precedida pela norte-americana Gallo, a Concha y Toro supera as prestigiosas marcas Robert Mondavi e Yellowtail, de origem norte-americana e australiana, respectivamente.

No ranking geral de bebidas de 2011, que inclui tanto vinhos como licores, Concha y Toro continua no Top 20 das mais fortes do mundo, ocupando o número 18.

A metodologia do ranking:

Neste estudo a Intangible Business inclui cerca de 10 mil marcas de todo o mundo e considera como “poderosa” a capacidade de uma marca de gerar valor a seus proprietários.

Dessa forma, as variáveis quantitativas da investigação incluem participação de mercado, crescimento da marca, posicionamento de preço e presença internacional.

Entre as variáveis qualitativas estão a lembrança da marca, sua relevância para o mercado, sua trajetória e tradição, além da percepção e a força de sua imagem.

O ranking “The Power 100”, elaborado por um júri de experts da indústria de vinhos e licores, também destaca a evolução das marcas durante o último ano: “Uma vez que o pior da recessão parece haver ficado para trás, as marcas mais expostas aos mercados asiáticos obtiveram melhores resultados, toda vez que Ásia se manteve melhor blindada frente à recessão do que os EUA e os mercados europeus”.

“Os consumidores foram expostos a marcas mais orientadas ao valor e ao desenvolvimento de um repertório de opções ao invés de se limitarem aos produtos favoritos. Apesar de muitas das grandes marcas terem sido capazes de suportar grande parte da pressão, há indícios de que os tempos estão mudando”, afirma o estudo.

Marca
País
Ranking vinhos
Ranking geral

Gallo
E.U.A.
1
16

Concha y Toro
Chile
2
18

Robert Mondavi
E.U.A.
3
32

Yellow Tail
Austrália
4
37

Hardys
Austrália
5
39

Beringer
E.U.A.
6
49

Sutter Home
E.U.A.
7
56

Jacob’s Creek
Austrália
8
57

Lindemans
Austrália
9
58

Blossom Hill
E.U.A.
10
60
O estudo completo pode ser consultado no site http://www.drinkspowerbrands.com
Fonte: VCT

Nenhum comentário: