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terça-feira, junho 14, 2011

Vendas de vinho do Porto para o Brasil crescem mais de 46%

No primeiro quadrimestre deste ano o comércio global do tradicional produto português caiu quase 12%, mas no mercado brasileiro a procura aumentou.

Vinho é um dos principais produtos de exportação de Portugal.
Lisboa - As vendas de vinho do Porto para o mercado brasileiro acumulam nos primeiros quatro meses deste ano um crescimento de 46,6% face a igual período do ano passado. De janeiro a abril os exportadores portugueses de vinho do Porto facturaram quase 1,28 milhões de euros com o Brasil, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

O crescimento é um dos mais expressivos entre os mercados de exportação do vinho do Porto. As vendas para o Japão, por exemplo, cresceram 46,8%, para cerca de 523 mil euros. Para o México, que está mais abaixo na lista de compradores, a exportação de vinho do Porto aumentou 64,3%. Polónia e Rússia são outros mercados com crescimentos de dois dígitos.

Apesar do aumento de 46,6%, o Brasil ainda não chegou ao "top 10" dos maiores compradores mundiais de vinho do Porto. O mercado brasileiro é o 11º destino no primeiro quadrimestre deste ano. A 10ª posição é ocupada pela Dinamarca, para onde seguiram, até abril, 1,5 milhões de euros de vinho do Porto.

O maior comprador global de vinho do Porto é a França (22,6 milhões de euros em exportações de janeiro a abril), seguida da Holanda (vendas de 11,6 milhões de euros) e da Bélgica (9,7 milhões). O mercado português ocupa o quarto lugar da lista, tendo gerado um volume de negócios de 8,6 milhões de euros para os produtores de vinho do Porto no período em análise.

No total, a comercialização de vinho do Porto nos primeiros quatro meses do ano movimentou 86,1 milhões de euros, menos 11,8% que no período homólogo do ano passado, segundo as estatísticas do IVDP.

A retracção foi motivada por quedas de dois dígitos nas compras feitas por alguns dos maiores mercados, nomeadamente a Bélgica, Dinamarca, Canadá, França, Portugal e Reino Unido.
Jorge Horta - Portugal Digital

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