Pesquisar este blog

domingo, março 11, 2012

Robert Parker atribui notas definitivas para os vinhos de Bordeaux da espetacular safra 2009

O crítico Robert Parker acaba de divulgar suas notas definitivas para os vinhos de Bordeaux da safra 2009, descrevendo-a como "um mito, mas não como uma safra mítica".


Ele afirmou que o aspecto mais impressionante da safra é a sua consistência entre todos os produtores, particularmente nos Crus Bourgeois e nos Petits Vins.

No total, 19 vinhos receberam 100 pontos (incluindo um branco) e outros 11 receberam 99 ou 99+.
Os 19 vinhos agraciados com 100 pontos são: Latour, Léoville Poyferré, La Mission Haut-Brion, La Mondotte, Montrose, Pavie, Pétrus, Le Pin, Pontet-Canet, Haut-Brion, Pape Clement Blanc, Smith-Haut-Lafitte, Beauséjour ( Duffau Lagarrosse), Bellevue Mondotte, Clinet, Clos Fourtet, Cos d'Estournel, Ducru Beaucaillou e l'Evangile.
Além desses outros grandes destaques foram: Margaux (99), Lafite (99 +), Cheval Blanc (99) e Mouton (99).

As pontuações de Parker diferiram ligeiramente das de James Suckling, que deu 100 pontos para apenas 9 vinhos, incluindo Ausone, Château Vieux Certan, Margaux e Lafite.

Parker sempre elogiou a safra e em seu site, já nas provas de barrica, ele a classificou como "sem dúvida, a maior safra Bordeaux que eu já provei".

Essa visão foi intensificada nesta sua última prova. Ele concluiu: "Em suma, 2009 é a melhor safra que já provei em Bordeaux desde 1982, da qual é uma versão mais moderna, mas que melhorou muito.

"Ela é mais consistente (muitos châteaux que estavam fazendo vinhos medíocres em 1982, estão fazendo agora vinhos brilhantes), com rendimentos mais baixos, processos de seleção mais rigorosos e outros fatores como os investimentos nas vinícolas e na viticultura, resultaram em matéria-prima extraordinária."

"Assim como em 1990 ou 1982, a baixa acidez, a fruta muito madura, os níveis elevados de glicerina e a concentração impressionante das uvas, dará a maioria destes vinhos, um caráter incrível na juventude, e ao mesmo tempo, vai garantir que os melhores vinhos tenham uma duração de 30 ou mais anos, como os melhores vinhos de 1982 certamente tiveram."
Fonte: Vinhos e Mais Vinhos - Luiz Cola

Nenhum comentário: