Pesquisar este blog

quarta-feira, março 21, 2012

Vinho português é o melhor do mundo

Luca Gardini analisou cerca de 8 mil vinhos, ao longo de 15 anos, para eleger os 3 mil melhores

O melhor vinho do mundo é português e fabrica-se no Douro. O Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 foi eleito o o melhor vinho do mundo pelo enólogo italiano Luca Gardini. A seleção de três mil néctares surge agora numa publicação chamada «Enciclopedia del Vino» e é o resultado de 15 anos de investigação e de mais de oito mil vinhos testados.

Gardini é considerado um dos melhores enólogos a nível internacional. Da sua seleção fazem parte vinhos como o Chateau Margaux, o Armand Rousseau ou o champanhe Dom Perignon.

Porto Quinta do Noval Vintage Nacional é produzido nas vinhas centenárias das encostas do Douro. As castas são inteiramente nacionais e as videiras nunca precisaram de ser enxertadas com variedades estrangeiras. Em cada ano de produção, apenas são produzidas entre 200 a 250 caixas e cada garrafa custa entre 500 e mil euros.

terça-feira, março 20, 2012

Vinho avinagrado

Importadoras e especialistas em vinho reagem às possíveis medidas de salvaguarda dos vinhos nacionais que podem ser adotadas pelo Brasil

A presidenta Dilma Rousseff ganhou mais alguns inimigos nas últimas semanas. Depois de ter anunciado que está estudando uma série de medidas para proteger o vinho nacional, diversos setores reagiram ao possível protecionismo no setor.

Em carta divulgada nesta tarde, o presidente das importadoras de vinho Mistral e Vinci, Ciro Lilla, contesta os estudos afirmando que as vendas de vinhos nacionais vão de vendo em popa, o que anularia a questionaria a real necessidade de medidas de proteção.

As medidas estudadas são o aumento dos impostos sob os vinhos importados de 27% para 55% e o limite de exportação, por meio de um sistema de cotas – onde apenas a Argentina e o Uruguai ficariam isentos.

Outra medida estudada pelo governo é condicionar a entrada de todo vinho importado no Brasil ao uso de um rótulo em português da frente da garrafa (hoje esse rótulo é obrigatório, porém apenas na parte de trás, e é fixado já no Brasil), o que significa que os produtores teriam de produzir um rótulo especialmente para os vinhos que viriam para o Brasil, dificultando mais ainda a relação com as importadoras brasileiras.

“Pedem salvaguardas para um setor que cresceu cerca de 7% em 2011! (o triplo do que cresceu o PIB do Brasil no mesmo ano) É preciso dizer mais alguma coisa?!” afirma Lilla.

Alguns setores já falam em boicote aos produtos nacionais. “Se a medida passar, vou propor um boicote aos vinhos nacionais”, avisa Mario Telles, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers. Para Lilla, as possíveis medidas são “um retrocesso em 20 anos”.
Por Marina Rossi - Isto é Dinheiro

domingo, março 11, 2012

Robert Parker atribui notas definitivas para os vinhos de Bordeaux da espetacular safra 2009

O crítico Robert Parker acaba de divulgar suas notas definitivas para os vinhos de Bordeaux da safra 2009, descrevendo-a como "um mito, mas não como uma safra mítica".


Ele afirmou que o aspecto mais impressionante da safra é a sua consistência entre todos os produtores, particularmente nos Crus Bourgeois e nos Petits Vins.

No total, 19 vinhos receberam 100 pontos (incluindo um branco) e outros 11 receberam 99 ou 99+.
Os 19 vinhos agraciados com 100 pontos são: Latour, Léoville Poyferré, La Mission Haut-Brion, La Mondotte, Montrose, Pavie, Pétrus, Le Pin, Pontet-Canet, Haut-Brion, Pape Clement Blanc, Smith-Haut-Lafitte, Beauséjour ( Duffau Lagarrosse), Bellevue Mondotte, Clinet, Clos Fourtet, Cos d'Estournel, Ducru Beaucaillou e l'Evangile.
Além desses outros grandes destaques foram: Margaux (99), Lafite (99 +), Cheval Blanc (99) e Mouton (99).

As pontuações de Parker diferiram ligeiramente das de James Suckling, que deu 100 pontos para apenas 9 vinhos, incluindo Ausone, Château Vieux Certan, Margaux e Lafite.

Parker sempre elogiou a safra e em seu site, já nas provas de barrica, ele a classificou como "sem dúvida, a maior safra Bordeaux que eu já provei".

Essa visão foi intensificada nesta sua última prova. Ele concluiu: "Em suma, 2009 é a melhor safra que já provei em Bordeaux desde 1982, da qual é uma versão mais moderna, mas que melhorou muito.

"Ela é mais consistente (muitos châteaux que estavam fazendo vinhos medíocres em 1982, estão fazendo agora vinhos brilhantes), com rendimentos mais baixos, processos de seleção mais rigorosos e outros fatores como os investimentos nas vinícolas e na viticultura, resultaram em matéria-prima extraordinária."

"Assim como em 1990 ou 1982, a baixa acidez, a fruta muito madura, os níveis elevados de glicerina e a concentração impressionante das uvas, dará a maioria destes vinhos, um caráter incrível na juventude, e ao mesmo tempo, vai garantir que os melhores vinhos tenham uma duração de 30 ou mais anos, como os melhores vinhos de 1982 certamente tiveram."
Fonte: Vinhos e Mais Vinhos - Luiz Cola