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sexta-feira, outubro 25, 2013

Vinho oficial da Copa foi apresentado em Fortaleza

O Brasil ainda não tem definido o time canarinho para a Copa do Mundo de 2014, mas já conhece a seleção de vinhos que estará em campo, ou melhor, na mesa dos torcedores, durante a competição. Na noite de ontem, a vinícola Boutique Lídio Carraro, do Vale dos Vinhedos (RS), apresentou para degustação, em Fortaleza, os rótulos tinto e branco do FACES, vinho licenciado pela Fifa para o certame.

O tinto Faces, da gaúcha Boutique, reúne 11 variedades de uvas em um só produto.

O lançamento transcorreu por ocasião do encerramento do Circuito Brasileiro de Degustação. A promoção percorreu o Nordeste desde o último dia dez, período em que 17 vinícolas de seis diferentes áreas produtoras do País estiveram apresentando seus portfólios para profissionais do setor, de quatro capitais da região, incluindo Fortaleza.

Rótulos

Segundo o produtor Juliano Carraro, enólogo e diretor comercial da vinícola Boutique, o rótulo tinto foi produzido com 11 variedades de uvas para homenagear a escalação de uma seleção de futebol.

"O rótulo traz 11 variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2", compara o enólogo.

Conforme ilustrou, "para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca".

Na "defesa", acrescenta Carraro, conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que "dão estrutura ao vinho". E por fim, "no gol", está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final. Tudo em um único vinho. Para o FACES branco, foram escolhidas a Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico.

Mercado

De acordo com Carraro, a produção inicial com os dois rótulos e também com o vinho rosé, que chega ao mercado em breve, será de 600 mil garrafas. "O primeiro lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começa a chegar gradualmente ao mercado", antecipou Carraro, lembrando que cada garrafa tem impresso no rótulo, o selo de licenciamento da FIFA. O produto já está sendo exportado para Dinamarca, Holanda, Canadá, Bélgica e Japão. O preço médio unitário é de R$ 39,80.
Diário do Nordeste

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