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segunda-feira, janeiro 16, 2012

Americanos celebram Dia do Vinho do Porto

O Center for Wine Origins celebra no dia 27 de janeiro o Dia do Vinho do Porto, estimulando os consumidores americanos a preferirem a denominação de origem e recusarem imitações.


Por detrás de um vinho específico há sempre um terroir único, como a região do Douro

O Center for Wine Origins, em Washington DC, fundado pelo Instituro do Vinho do Douro e Porto (IVDP) e pela região de Champagne, assinala o Dia do Vinho do Porto no próximo dia 27 de janeiro, uma sexta-feira. A ação, diz o IVDP, visa "encorajar o consumo do genuíno e único vinho que provém da Região Demarcada do Douro". alertando os americanos para a necessidade de "proteger a denominação de origem Porto" e evitar fraudes ou imitações.

Os consumidores podem participar no Dia do Vinho do Porto através de várias redes sociais como blogs, twitter, facebook, partilhando opiniões e sugestões acerca do vinho do Porto. Noutro plano, podem aderir a diversas atividades que se irão desenvolver em várias cidades dos Estados Unidos da América.

Concurso de fotografias de Porto

Em simultâneo com a celebração, o Center for Wine Origins lançou um concurso, desafiando os americanos a fotografar os seus vinhos do Porto favoritos. A iniciativa reforça o trabalho de proteção da denominação de origem Porto que o IVDP tem desenvolvido e que começa a dar resultados. Um estudo recente junto de mil consumidores indica que os americanos estão preocupados com os plágios e com a defesa da origem dos vinhos. Perto de 80% dos inquiridos consideram que a região de proveniência é um importante fator no momento da compra.

Os Estados Unidos é um dos mercados em que o IVDP mais se tem esforçado em educar os consumidores, advertindo que por detrás de um produto está sempre uma paisagem específica e uma região com um "terroir" específico e único no mundo.

O Center for Wine Origins foi constituído em Agosto de 2005 para divulgar as Denominação de Origem em risco de cópia nos EUA. O centro promove a informação e educação do consumidor sobre as origens de um vinho na defesa contra potenciais fraudes e advogando práticas de rotulagem claras e inequívocas.fraudes ou
Abílio Ferreira - Exame Expresso

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