2011 foi o melhor ano de exportação de sempre. Para este, a região dos vinhos verdes está disposta a investir muito mais.
O plano de promoção da região dos vinhos verdes para 2012 tem um valor recorde de 3,4 milhões de euros, que deverá continuar a dar gás às exportações. A aposta será orientada para oito mercados alvo, mas os Estados Unidos, que representam 16% das exportações, absorvem 23% desta verba.
Depois de uma década de aumento consecutivo nas exportações e alargamento dos mercados, o vinho verde fechou 2011 com vendas de 15 milhões de litros e 36,6 milhões de euros para 86 mercados, numa lista onde acaba de entrar a Guiné Equatorial, com cinco litros.
Este movimento, a confirmar a tendência do vinho verde para ultrapassar as fronteiras da lusofonia e da diáspora portuguesa traduz-se num aumento da quota de exportações de 15% para 30% das vendas de vinho verde num década.
Admitindo que "o mercado nacional será, em 2012 e anos seguintes, extremamente agreste, mesmo para os vinhos verdes, líder nos brancos", a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes vai gastar este ano mais dois milhões de euros do que em 2011 na promoção externa, num plano de actividades que contempla a presença em feiras internacionais, seminários, provas para profissionais e consumidores, concursos de vinhos e visitas de jornalistas, compradores e sommeliers
Margarida Cardoso (www.expresso.pt)
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