Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 17, 2012

O TGV e o negócio do vinho

A crónica semanal do especialista da VISÃO, José António Salvador

Que relação terá o TGV (comboio de alta velocidade) com o negócio dos vinhos? Agora que os caminhos-de-ferro franceses (SNCF) comemoram o trigésimo aniversário do TVG é justo sublinhar aqui a sua contribuição para o incremento do negócio do vinho em França.

Experimente o leitor ir de comboio de Paris-Bruxelas, uma hora e 20 minutos no Thalys. Na última viagem que fiz em 1.ª classe (bilhetes em promoção) serviram-me uma breve (mas boa) refeição à hora de almoço com quatro vinhos à escolha (dois franceses, um rosé e um tinto; e dois brancos, um de Itália, outro da África do Sul). Optei pelo branco sul-africano da casta Chenin, um prazer a alta velocidade. Não havia nenhum vinho português, nem sequer na carta de vinhos do restaurante-bar do comboio... Ao leitor apetece-lhe visitar as caves de Champagne em Reims. Toma o TVG em Paris e 45 minutos depois está no coração da mais célebre das regiões francesas, agora candidata a Património da Humanidade... A chegada do TGV à Alsácia em 2007 impulsionou o enoturismo. Daí para cá continua crescente esta atividade que vai dar um novo salto com a entrada em funcionamento há semanas atrás do novo troço de TGV Rhin-Rhône, de Dijon a Mulhouse. Os viticultores da Alta Alsácia estão a preparar alojamentos nas suas propriedades para acolherem os novos enoturistas, um esforço apoiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento Turístico. Na última revista TGVMagazine (dez-jan 2012) vemos duas páginas de publicidade, uma oferecendo um pacote cultural e enoturístico com viagem de TGV até à Provence, outra anunciando provas de vinhos da região do Languedoc em Paris.


Da Alsácia, o Hugel Gentil, por €9,50

Quando em Portugal o debate sobre a alta velocidade há muito está inquinado e a cada ano que se passa a CP encerra um troço ferroviário, não quis esquecer este aniversário do TGVque, afinal, tanto tem feito pelo vinho e pelos transportes seguros, rápidos e modernos dos cidadãos.

Hugel Gentil Alsace 2010 Um belo exemplar da Alsácia de uma casa fundada em 1639. Um vinho branco excecional.

Symington Altano Douro 2010 As castas Viosinho, Malvasia Fina e Moscatel Galego não ficam atrás das alsacianas que compõem o lote do "Gentil". Um branco excecional do Douro.

Nenhum comentário: