Pesquisar este blog

sexta-feira, setembro 18, 2015

Cabernet Sauvignon

Quem trabalha com vinhos costuma dizer que muitos consumidores compram um cabernet sauvignon como “marca” e não como “uva”. E o que isso significa? Que é uma variedade tão popular que muitos compram suas garrafas sem se preocupar com outros detalhes do rótulo, como o produtor, a região ou mesmo a safra.

Em se tratando do Novo Mundo do vinho (países fora da Europa) arrisco a dizer que apenas uma minoria de vinícolas não tem um cabernet sauvignon em seu portfólio. Mas, por que essa uva é tão popular?
Originária da França, é uma uva muito importante para os vinhos da região de Bordeaux. Sozinha ou acompanhada pela merlot, cabernet franc ou petit verdot, resulta em vinhos que podem aparecer em muitas listas de melhores do mundo.

Mas não é só em seu berço que a cabernet sauvignon faz sucesso. Todo o mundo vitivinícola planta essa variedade por uma razão muito simples: é uma uva resistente, que se adapta aos mais variados terrenos e condições climáticas. Evidentemente, um cabernet sauvignon da Nova Zelândia não vai ter características idênticas a um vinho do Brasil ou dos Estados Unidos, porque tudo isso depende de uma série de fatores.
Porém, de uma maneira geral, esses vinhos são marcantes, potentes, de grande estrutura e possuem grande capacidade de guarda. Seus aromas mais comuns lembram chocolate amargo, pimenta e quando passam um tempo em barricas de carvalho ganham complexidade de aromas e sabores.

Aliás, para que exista algum ganho de qualidade com a passagem por madeira é necessário que o vinho tenha boa estrutura e os cabernet sauvignon possuem taninos marcantes e boa potência alcoólica.
Um ótimo exercício que você pode fazer com os amigos ou em sua confraria é a degustação de vários cabernet sauvignon das mais variadas regiões do mundo. Um vinho da Califórnia, nos Estados Unidos, que costuma passar bastante tempo em barricas de carvalho será totalmente diferente de um vinho da França, que normalmente tem um perfil mais elegante do que potente.

Aqui na América do Sul, você precisa experimentar alguns vinhos interessantes como os argentinos, porque nem só de malbec vive o mercado do nosso vizinho. O “Guia Descorchados”, em sua última edição, elegeu os melhores vinhos com essa uva na Argentina, muitos deles em faixa de preços alta, mas vale a pena saber alguns dos produtores que faturaram essas maiores notas: Cararena, Catena Zapata, Terraza de Los Andes, Hubert Weber, Lagarde, Trapiche, Zuccardi, Sophenia, Atamisque e Weinert. Então, se encontrar vinhos desses produtores em faixa de preços adequada ao que você pretende gastar, saiba que são compras seguras.

No Chile, Uruguai e Brasil também há muitos vinhos interessantes para provar com a cabernet sauvignon. Mas esse é um assunto para a próxima coluna.

Tim-tim!
Correio de Uberlândia - por Érika Mesquita

Nenhum comentário: