Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 13, 2006

Os Rosés da Provence

Há algumas semanas voltei da Provence, Sul da França, onde passei 10 dias com amigos em uma casa na cidade de Gordes, conhecendo e pesquisando novos vinhos, descobrindo receitas e ingredientes, cozinhando e tentando compreender o verdadeiro sentido do “Savoir Vivre” (o saber viver) dos provençais.

O savoir vivre está em muitos lugares e em muitas formas: no sol do Mediterrâneo; nas praias do Cote d’Ázur com as famosas cidades Saint-Tropez, Cannes, Nice (que tradicionalmente vêem desfilar por suas ruas e praias gente famosa e nobre e também gente em busca de seu momento de fama); nas montanhas cobertas por campos de lavanda; nas obras de Cézanne; no canto das cigarras e no vinho rosé.

Neste paraíso de clima agradável e aconchegante, para refrescar a todos nós, os sedentos, depois de horas de caminhada pelas ruelas de tantas cidadezinhas incrustadas nas montanhas (como Gordes e Les Baux) ou refazendo os passos de Van Gogh (em Arles e Saint-Remy) estava sempre um Rosé da Provence, que é o orgulho da região e de seus produtores.

O rosé é um vinho delicado e elegante. Apresenta os aromas dos tintos (das frutas vermelhas, alguns florais), mas de forma mais delicada. Na boca, lembra o frescor dos brancos, com acidez marcante.

Os rosés de hoje (tanto os da Provence quanto os do novo mundo) não são como os rosés do passado, que eram leves e doces, com pouca persistência aromática por isso considerados vinhos de mulher. Os rosés hoje são mais encorpados, secos e com notas de frutas e flores e cheios de frescor. Ideal para os dias ensolarados. E porque não para o Rio de Janeiro? É um vinho de grande versatilidade, combinando bem com mariscos peixes e frutos do mar, além de massas, pizzas e carnes leves.

Ele ainda anda tímido por aqui, mas acredito que está vindo para ficar.

Já temos bons rosés disponíveis no mercado com preços bem legais. Estarei logo, logo, dando algumas boas dicas !!

Um pouco mais sobre a Provence: situada entre os Alpes da Alta Provence e o Mediterrâneo esta região da França está sempre associada ao sol, ao descanso e aos prazeres da boa comida e do bom vinho. A AOC (Apelação de Origem Controlada) Provence localiza-se no sudeste da França e fica circunscrita em um polígono formado pela ligação das cidades de Marseille, Toulon, Saint-Tropez e Nice, no litoral mediterrâneo, e Draguignan, Avignon e Nimes, no interior do país. Mais ou menos no centro do polígono, está a cidade de Aix-en-Provence. A região possui grande variedade de uvas e produz vinhos tintos, rosés e brancos. As suas principais AOC são Côtes de Provence, Bandol, Coteaux d'Aix, Les Baux-de-Provence e Coteaux Varois.

As principais uvas são: Braquet, Cabernet Sauvignon, Carignan, Cinsault (Cinsaut), Grenache, Mouvèdre, Fuella, Syrah, Tibouren Bourbou.

Um brinde aos Rosés e Saúde !!!



Caminhada por Gordes (uma village perché, ou seja, uma aldeia
incrustada em elevação rochosa, datada da idade média.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Paulo Nicolay, gostei muito do blog e agora aprendi o caminho, vou aproveitar as dicas do mestre.
Parabéns pelo belo trabalho e vamos divulgar este endereço.
Também dei minha contribuição, afinal de contas eu arrumei as garrafas.
Um grande abraço, Edu.