Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 28, 2006

De dar água na boca ...

Foi um sucesso esta sexta versão do já tradicional Jantar dos Chefs, que realizamos duas vezes por ano na pousada Terras Altas em Visconde de Mauá.

E eu, mais uma vez, tive o prazer de ir para a cozinha ao lado de chefs tão maravilhosos e tão queridos: Flávia Quaresma (personalidade que dispensa apresentações); Paulo Pinho (amigo de tantos anos e chef do ótimo La Sagrada Familia); Mônica Rangel (chef do Gosto com Gosto, número 1 no Guia Quatro Rodas, e que viaja o mundo todo levando a cozinha mineira para lugares nunca imaginados ...).
Da esquerda para a direita: Paulo Pinho, Flávia Quaresma, Mônica Rangel e Paulo Nicolay

Vejam o cardápio harmonizado:

Entrada: Coquille a Provençale (vieiras e camarões em ervas da Provence)
Chef: Paulo Nicolay
Vinho: Riesling Hugel, Alsácia 2003 – França

1º Prato: Filé de Truta salmonada grelhada com Juliana de ervilhas frescas ao molho de macadâmias brasadas e passas claras
Chef: Paulo Pinho
Vinho: Rosato Irpinia Aglianico dei Feudi di San Gregório 2004 – Itália

2º Prato: Costeleta de Cordeiro com mel e especiarias, arroz negro e arroz de sete cereais
Chef: Mônica Rangel
Vinho: 1865 Carmenère Reserva 2003 Viña San Pedro - Chile

Sobremesa: Gâteau de pêra com mel e especiarias
Chef: Fávia Quaresma
Vinho: Souternes Lois Eschenauer Bordeaux 2004 - França

Lembro que estas criações permanecem no cardápio da pousadsa na temporada verão / outono. Todos os vinhos são da World Wine La Pastina.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente cheffs, excelentes vinhos e excelentes companhias, parabens. Só lamento não poder estar nesse paraiso

Anônimo disse...

Eu também amei o encontro, o ambiente, a comida, os vinhos e acima de tudo a receptividade das pessoas (em especial dos donos da pousada) - paraíso ....

Anônimo disse...

Eu não posso dizer o mesmo que vocês sobre o encontro, motivos particulares impediram de estar presente.
Quando vai ser o próximo e quem vai ser o chefe convidado?
Pela cardápio e os vinhos percebe-se que foi um sucesso. É indiscutível a qualidade dos chefes, mas arrisco comentários. Flávia Quaresma com a sua fineza é indiscutivelmente a melhor chefe em tudo que faz, sempre estou jantando no Carême, tudo que faz deixa de "água na boca", o Paulo Pinho que também já conheço do La Sagrada Família, é um garoto que cresce com as suas criações, a Mônica Rangel conhecí quando estive em Visconde de Mauá na última vez, é merecidamente a melhor comida mineira do Brasil e Paulo Nicolay é a surpresa de cada momento, uma gourmet que pode assumir qualquer cozinha e dá um banho, sme falar da dua capacidade intelectual relada de navegar sobre as ondas do vinho.
Não perderei o próximo.
Abraços

Anônimo disse...

Eu só tenho que agradecer pela oportunidade e o prazer de ter dividido um momento tão maravilhoso, proporcionado por todos vocês chefes e amigos que compareceram ao 6 jantar.
Respondendo, ao anônimo, o próximo encontro vai ser realizado em Abril/07, o dia quem dicide é a Flavia Quaresma e com a concordância dos demais. Quanto ao chefe convidado, ainda não pode ser divulgado o nome, embora já tem um escolhido, o mesmo não informado e nem consultado da sua disponibilidade. Mas tão logo seja definido, com certeza o Paulo Nicolay informa.
Abraços
Paulinho Gomes