Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 08, 2010

Cabernet Franc, o anti-herói do Loire


Apelações territoriais do Loire podem confundir o consumidor comum
Para aqueles mais interessados em tomar vinhos do que em colecionar ou investir neles, os preços insanos de algumas garrafas podem ser um mistério. Para tentar explicar essa lógica, é bom explicar: na vitivinicultura, o grosso do dinheiro está em pequenas, porém selecionadíssimas, propriedades famosas.
“Você pensa: o mundo enlouqueceu?”, diz Sam Harrop. “Estamos gastando milhares em caixas de Bordeaux em primeur quando, poucas centenas de milhas estrada acima, há uma região produzind tintos que mostram melhor terroir e mais vibrantes por uma fração do preço”.

Ele está falando Loire. Especificamente, sobre o Cabernet Franc produzido lá. Harrop é um neo-zeolandês Master of Wine que acabou de passar quatro anos aconselhando os produtores do Loire sobre como eles podem desenvolver seus vinhos para o paladar britânico. Ou seja, ele não é imparcial. Mesmo assim, ele tem um forte argumento. O Cabernet Franc é subestimado, não apenas entre essas propriedades top de linha, e sim desde a mais simples prateleira de supermercado.

“É incrivelmente difícil levar as pessoas a comprá-lo”, repetem os importadores. Parcialmente, isso ocorre porque sua terra natal é o Loire, cujas apelações de procedência despistam os consumidores comuns. Também porque no passado os tintos do Loire geralmente traziam extração exagerada, junto com aromas e sabores herbáceos - algo que o projeto de Harrop em torno do Cabernet Franc está tentando remediar. Além disso, a variedade não é bastante conhecida porque as grandes marcas nunca investiram nela.

“Digamos que se a Penfolds, por exemplo, tivesse plantado cabernet franc em vez de Merlot, a história seria totalmente diferente”.
A frustração é que, apesar de todo esse apoio de marketing, muitos produtores do Loire simplesmente não parecem interessados em vender, o que dificulta a missão dos amantes dessa uva. Então, se alguma vez você chegar ao Loire, procure pelo fresco e revigorante Cuvee Domaine 2009 produzido por Charles Pain. Se preferir um vinho mais esperto, com especiarias e ideal para ser harmonizado com cordeiro grelhado, tente o Les Nivieres Saumur 2009 ou o Cuvee de Printemps Saumur 2008, elaborados na Domaine de la Paleine. Para algo mais sério, com carvalho, estrutura de claret e imensa riqueza equilibrada, encontre o Chateau de la Grille e seu Baudry-Dutour Chinon 2005.
Postado por Maurício Roloff.

Um comentário:

MondoVinho disse...

Olá Paulo,

Sou o Mario, o italiano da degustação de ontem na Sbav.
Queria uma sua opinião sobre o meu blog: http://www.mondovinho.blogspot.com
no qual tento tratar o vinho de uma forma descontraída e trazer noticias mais diferentes do usual.

Quanto ao seu blog, Sugiro que você se associe ao Enoblogs, que dá muita mais visibilidade: www.enoblogs.com.br é só se cadastrar e seguir as instruções.
Este é o e-mail do dono do blog: diariodebaco@gmail.com, qualquer coisa fala com ele, é bem disponível.

Por enquanto vou indicar o seu blog no meu, colocando um link direto.

Aguardo comentários,

Abraço!

Mario