Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 02, 2010

O consumo de vinhos cresce aceleradamente no Brasil.

Sommelier do Antiquarios fala sobre o vinho no Brasil
O consumo de vinhos cresce aceleradamente no Brasil. Nunca se viu os brasileiros bebendo tanto vinho. Só no ano passado, o consumo foi de 13,4 milhões de litros a mais do que o ano passado. É praticamente um crescimento de 4,6 milhões de litros por ano.

De acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), entre nacionais e importados, o consumo de vinhos saltou de 49 milhões de litros em 2002 para 59 em 2005 e em 2007 esse número passou para 78 milhões. Já o consumo de espumantes quase dobrou no período, passando de 6 milhões de litros para 10,5 milhões. Trata-se do melhor resultado da história do país. O interesse no vinho também pode ser medido pela procura por cursos, segundo a ABS-Associação Brasileira de Sommeliers- vem crescendo 30% ao ano desde 2003.

Mesmo assim, há uma sensação entre produtores e importados de que o vinho ainda não alcançou todo o potencial que poderia no Brasil. A algum tempo atrás os brasileiros não tinham o habito de beber um vinho durante as refeições, antes a cachaça e a cerveja predominavam, mas isso vem mudando o consumo foi crescendo pouco a pouco.

Segundo Vitório Sommelier do restaurante Antiquarius Grill (Barra da Tijuca) o clima do Brasil tem grande influencia sobre esses dados. “O clima quente pede mais um vinho rose bem leve.” Para Vitório o consumo tende realmente a aumentar, os restaurantes estão contratando mais sommeliers, “ As pessoas estão criando o habito de beber vinhos durante as refeições.”

A produção de vinhos no Brasil também vem mostrando um aumento considerável, o mercado de vinho no Brasil cresceu 20% em 2007, quando foram comercializados 78 milhões de litros da bebida. “O Brasil esta começando a produzir mais vinhos de qualidade como por exemplo, os vinhos do Vale São Francisco, fora isso temos também espumantes de excelente qualidade até melhor que alguns importados. Já existem inclusive, alguns vinhos Brasileiros entrando em concursos e sendo reconhecidos.” Afirma o Sommelier Vitório.

E ele realmente tem razão O espumante vem se mostrando a grande vocação do País. Segundo a ABE – Associação Brasileira de Enologia, em 2007, os vinhos brasileiros ganharam 109 prêmios internacionais, dos quais 60 foram para espumantes.



Por: Thais Aguiar

Nenhum comentário: