A gente bebe muito pouco vinho !
Estive analisando um interessante relatório, produzido pelo Wine Institute da Califórnia, sobre o consumo de vinho per capita no mundo todo. Se alguém quiser ver o relatório completo, é só clicar aqui.
Vocês jamais vão adivinhar qual é o país que ostenta o MAIOR consumo per capita no mundo todo ... Vamos lá, tentem adivinhar !
Pois é, erraram ! Trata-se, nada mais, nada menos, do que o Vaticano ! Sim, senhor, o Vaticano é o primeiro colocado na lista no ano de 2008, com cerca de 66 litros de vinho por habitante, no ano ! Dizem que uma possível explicação é que a população do país, minúscula, é quase totalmente formada por adultos - e adultos beberrões, acrescento eu.
Curiosidades à parte, a lista apresenta, lá no topo, os países óbvios : França é o terceiro, com 53 litros. Itália é o sexto, com 50 litros. E Portugal é o sétimo, com 44 litros. Não tão óbvio é que a Espanha é apenas o décimo-quinto colocado, com 33 litros por ano.
E nós ? Onde é que está o nosso auri-verde pendão, que tanto nos enche de orgulho ? Pois o Brasil está numa modestíssima posição na lista : somos o país de número 98, e bebemos menos de dois litros de vinho por ano !
Dentro os países latinos, estão na nossa frente o Chile, com 16 litros, o Uruguai, com 25 litros e - evidente ! - a Argentina, onde cada um de los hermanitos traça 27 litros por ano. Mais uma curiosidade - o país da América Latina melhor colocado é, pasmem, a Guatemala, com 29 litros por ano. Por que será que os guatemaltecos gostam tanto de vinho ?
Claro que também estão muito na nossa frente países como os Estados Unidos (10 litros), a Nova Zelândia (22 litros), a Austrália (23 litros), a Alemanha (24 litros), a África do Sul (8 litros).
Até os paraguaios bebem mais vinhos que nós - eles estão bebendo cerca de 4 litros por ano.
Aí, moçada, vamos virar esse jogo ! Todo mundo bebendo vinho aí, façavor !!
Tereza e eu, modestamente, estamos contribuindo bem para aumentar nossa combalida médiazinha ...
Postado por Nivaldo Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário