Portugal continua nos lugares cimeiros entre aqueles que mais álcool consomem. Ocupa o 14º lugar, mas a situação tem-se mantido estável nos últimos anos. São 14,55 litros de álcool per capita por ano, indica o último relatório da Organização Mundial de Saúde, agora divulgados, que analisa dados entre 2000 e 2005.
A bebida favorita dos portugueses é o vinho (Paulo Ricca)
Se se considerar apenas o álcool declarado, Portugal ocupa o oitavo lugar, com 12,45 litros por pessoa. Mas a OMS decidiu introduzir estimativas sobre o consumo não declarado – fruto de produções próprias, contrabando ou simplesmente adquirido no outro lado da fronteira, entre outros casos. Com este novo dado, e apesar de Portugal registar dois litros não declarados (atribuíveis, por exemplo, ao consumo de produções próprias de vinho), o país cai na tabela, rapidamente ultrapassado por países como a Moldávia (18,22 litros), a Rússia (15,76) ou a Hungria (16,27), os três países onde mais se bebe.
Quando se olha apenas para aqueles que admitiram ter bebido no último ano (47 por cento dos inquirido disseram que não o fizeram), o consumo de álcool por pessoa aumenta para 27,45 litros.
Em relação à estrutura de consumo , o vinho continua a ser a bebida favorita dos portugueses: 55 por cento consomem-no. Segue-se a cerveja, com 31 por cento de consumidores e as bebidas espirituosas, com 10 por cento, sobrando quatro por cento para outro tipo de bebidas alcoólicas.
A nível mundial, a média de consumo por cada pessoa com mais de 15 anos é de 6,13 litros por litros. Enquanto a quantidade ingerida se tem mantido estável nas Américas, Europa e algumas regiões do Pacífico, tem-se registado um aumento em África e no Sudeste Asiático.
Relatório da OMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário