Hoje é dia de festa! Mais de 150 países comemoram a chegada da nova safra do Beaujolais Nouveau. Um evento considerado o maior case de marketing de todos os tempos.
O Beaujolais Nouveau é um vinho leve, descontraído e frutado (sugere aromas de bananas e figos). Produzido na região da Borgonha (França) a partir da variedade Gammay, ele representa, na verdade, uma espécie de avant-première do que a última colheita poderá proporcionar. Suas uvas são colhidas e vinificadas através de um processo denominado maceração carbônica. O vinho deve ser degustado no mesmo ano de sua fabricação, a uma temperatura em torno de 14ºC.
Todos os anos, a terceira quinta-feira de novembro é reservada ao lançamento do Beaujolais Nouveau. E sempre que a data bate à minha porta me transformo em um cidadão do mundo, pois bebo este tinto, que apresenta nuances violáceas, ao mesmo tempo em que russos, chineses, americanos, japoneses, australianos e franceses.
Integrar esta grande “rede social” seria um bom motivo para brindar. Mas infelizmente, em terras brasileiras, a festa já teve melhores dias. Atualmente, por conta dos enochatos de plantão, perdeu seu glamour. Afirmam que o Beaujolais Nouveau é um “vinhozinho” sem grandes predicados. Penso que esta falta de “qualidade” é o que permite que a festa seja realizada em todos os cantos do planeta. Um vinho adequado, na medida, para ser bebido em pé nos bares das cidades, nas happy-hours, e sem os rigores que um grande vinho exigiria.
No Brasil, algumas vinícolas produzem boas versões, e a um custo bem mais em conta, do Beaujolais Nouveau. Mas se você não tiver nem o original nem seu similar brasileiro, não se faça de rogado. Abra uma garrafa de Merlot Cattacini e junte-se a rede mundial de enófilos que brinda a alegria de viver.
Saúde e paz!
Fonte: Canal Cattacini
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