Foi um sucesso esta sexta versão do já tradicional Jantar dos Chefs, que realizamos duas vezes por ano na pousada Terras Altas em Visconde de Mauá.
E eu, mais uma vez, tive o prazer de ir para a cozinha ao lado de chefs tão maravilhosos e tão queridos: Flávia Quaresma (personalidade que dispensa apresentações); Paulo Pinho (amigo de tantos anos e chef do ótimo La Sagrada Familia); Mônica Rangel (chef do Gosto com Gosto, número 1 no Guia Quatro Rodas, e que viaja o mundo todo levando a cozinha mineira para lugares nunca imaginados ...).
Da esquerda para a direita: Paulo Pinho, Flávia Quaresma, Mônica Rangel e Paulo Nicolay
Vejam o cardápio harmonizado:
Entrada: Coquille a Provençale (vieiras e camarões em ervas da Provence)
Chef: Paulo Nicolay
Vinho: Riesling Hugel, Alsácia 2003 – França
1º Prato: Filé de Truta salmonada grelhada com Juliana de ervilhas frescas ao molho de macadâmias brasadas e passas claras
Chef: Paulo Pinho
Vinho: Rosato Irpinia Aglianico dei Feudi di San Gregório 2004 – Itália
2º Prato: Costeleta de Cordeiro com mel e especiarias, arroz negro e arroz de sete cereais
Chef: Mônica Rangel
Vinho: 1865 Carmenère Reserva 2003 Viña San Pedro - Chile
Sobremesa: Gâteau de pêra com mel e especiarias
Chef: Fávia Quaresma
Vinho: Souternes Lois Eschenauer Bordeaux 2004 - França
Lembro que estas criações permanecem no cardápio da pousadsa na temporada verão / outono. Todos os vinhos são da World Wine La Pastina.
4 comentários:
Excelente cheffs, excelentes vinhos e excelentes companhias, parabens. Só lamento não poder estar nesse paraiso
Eu também amei o encontro, o ambiente, a comida, os vinhos e acima de tudo a receptividade das pessoas (em especial dos donos da pousada) - paraíso ....
Eu não posso dizer o mesmo que vocês sobre o encontro, motivos particulares impediram de estar presente.
Quando vai ser o próximo e quem vai ser o chefe convidado?
Pela cardápio e os vinhos percebe-se que foi um sucesso. É indiscutível a qualidade dos chefes, mas arrisco comentários. Flávia Quaresma com a sua fineza é indiscutivelmente a melhor chefe em tudo que faz, sempre estou jantando no Carême, tudo que faz deixa de "água na boca", o Paulo Pinho que também já conheço do La Sagrada Família, é um garoto que cresce com as suas criações, a Mônica Rangel conhecí quando estive em Visconde de Mauá na última vez, é merecidamente a melhor comida mineira do Brasil e Paulo Nicolay é a surpresa de cada momento, uma gourmet que pode assumir qualquer cozinha e dá um banho, sme falar da dua capacidade intelectual relada de navegar sobre as ondas do vinho.
Não perderei o próximo.
Abraços
Eu só tenho que agradecer pela oportunidade e o prazer de ter dividido um momento tão maravilhoso, proporcionado por todos vocês chefes e amigos que compareceram ao 6 jantar.
Respondendo, ao anônimo, o próximo encontro vai ser realizado em Abril/07, o dia quem dicide é a Flavia Quaresma e com a concordância dos demais. Quanto ao chefe convidado, ainda não pode ser divulgado o nome, embora já tem um escolhido, o mesmo não informado e nem consultado da sua disponibilidade. Mas tão logo seja definido, com certeza o Paulo Nicolay informa.
Abraços
Paulinho Gomes
Postar um comentário