Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 07, 2015

Complexo Narbona - Uruguai

A convite da Gerente de Exportações Fabiana Bracco, estive dias atrás visitando o "Wine Lodge" Narbona, na cidade de Carmelo, no Uruguai. O complexo é formado por vinícola, pousada, restaurante, produção de azeite de oliva, queijos finos, massas e compotas.

Fabiana no evento Tannat Tasting Rio de Janeiro

Vinhedos prórios

Recepcionado pela jovem e simpática enóloga Valeria Chiola, tive a oportunidade de conhecer a vinícola e todo o processo de produção dos seus vinhos, além de degustar vários deles.

A enóloga Valeria Chiola

Antiga Cave

Nova Adega

A adega tem uma extensão de 50ha e está localizada em uma fazenda de 1909. Em 1998 começou a plantação dos vinhedos e em 2010 a construção de uma nova adega para produção de vinhos exclusivos. Hoje possuem aproximadamente 15 hectares exclusivos de Tannat, mas também Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah.

Nova Cave

A colheita se faz manualmente e a vendimia começa ao inicio de fevereiro e vai até metade de março. A uva é transportada da adega em caixas de 16 kgs e se realiza uma primeira seleção manual na cinta de seleção onde se escolhem aqueles cachos que estão em ótimas condições de sanidade e maturidade. Uma segunda seleção desta vez dos grãos é realizada na cinta que vibra para ter certeza da qualidade máxima procurada.

Finalizado este processo os grãos são depositados nos tanques de aço inoxidável ou barris de carvalho francês, com camisa de refrigeração para controlar a temperatura do mosto que vai fermentar durante 10 a 15 dias.

Tonéis de carvalho francês

Depois da fermentação alcoólica, separa-se as partes sólidas (bagaço) e se depositam diretamente nos barris para amadurecer, mínimo 18 meses, para depois engarrafar (o tempo em barris se decide através de degustação e análises do vinho).

Restaurante onde se come maravilhosamente bem

Queijos finos de produção própria

Azeite 0.2 de acidez

Alguns vinhos degustados :

Puerto Carmelo Sauvignon Blanc 2015
Leve, fresco e frutado, com toques ligeiramente herbáceos. Ótima acidez e final limpo.

Puerto Carmelo Tannat 2013
Sem passagem por madeira, apresenta um belo aroma de frutas vermelhas maduras e uvas passas. Médio corpo, taninos macios e boa acidez.

Narbona Tannat Rosé2014
Cor vermelho cereja brilhante. Aromas de frutas vermelhas e ligeiro toque de baunilha, uma vez que passou por quatro meses em barricas de carvalho francês novas. Médio corpo, boa acidez, equilibrado e persistente.

Narbona Pinot Noir 2013
Com 8 meses em barricas de carvalho americano e francês, apresenta aromas frescos de frutas de bosque e toques de baunilha e cedro. Bom corpo, taninos macios, ótima acidez e boa persistência.

Narnona Tannat Roble 2012
Com 12 meses em barris novos de carvalho francês, apresenta aromas intensos de chocolate, uvas verdes e passas, um toque picante, com bom corpo e estrutura.

Narbona Blend 001 2103
Com 10 meses em barrica de roble francês, apresenta aromas de frutas, especiarias e ligeira baunilha. Bom corpo, macio e equilibrado.

Narbona Luz de Luña Tannat 2011
Com envelhecimento de 5 meses em barricas de carvalho francês de tosta média, apresenta aromas complexos de frutas maduras, especiarias e carvalho. Encorpado e macio, com ótima persistência e final longo.

Os vinhos da Narbona são trazidos para o Brasil pela Importadora DeVinum ( www.devinum.com.br ) - tel. 11 2532-7201 e Rio de Janeiro 21 97825-4595

Nenhum comentário: