Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 27, 2015

Setor vitivinícola estima queda de 30% na produção de uva em função dos vendavais no RS

A safra gaúcha de uva deve contabilizar prejuízos superiores a 30%, em função dos vendavais registrados nos últimos dias no Estado. Pelo menos 66 cidades gaúchas tiveram decreto de emergência homologado pelo governo federal em decorrência de danos causados pelas enchentes e chuvas de granizo, inclusive municípios da Serra, principal região produtora da fruta. Em 2015, a safra de uva foi estimada em 702 milhões de quilos.

No entanto, devido às adversidades climáticas, a produção de uva colhida entre janeiro e março do ano que vem, deve girar em torno de 491 milhões de quilos. Em entrevista ao programa Correio Rural, da Rádio Guaíba deste sábado, o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, advertiu que o volume de chuva registro neste mês impactou diretamente nos parrareis gaúchos. “Como as geadas, granizo e as fortes chuvas impedem a floração das videiras, diminuindo volume de cachos, algumas lideranças sindicais já estimam perdas de 30% a 40%”, diz.

Entre as variedades de uva cultivadas no Rio Grande do Sul estão: Isabel, Bordô e Niágara para fabricação de sucos e vinhos de mesa. Já a produção de Chardonnay, Merlot, Moscato e Cabernet são direcionadas para vinhos finos e espumantes.

Carlos Paviani garantiu, porém que o revês da produção gaúcha não vai resultar na alta de preços de produtos como vinhos e sucos, uma vez, que as vinícolas e demais fábricas dispõem de grandes estoques.

Ibravin comemora novo projeto que altera ICMS

O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, também ressaltou a importância do projeto protocolado na Assembleia, que retira vinhos e derivados de uva da lista de produtos que terão aumento de 2% da aliquata de ICMS a partir de janeiro de 2016. O autor do texto, deputado Elton Weber (PSB) visa corrigir um equivoco do Executivo, para revisar a lei a fim de suspender o aumento de ICMS, que pode resultar na queda de arrecadação, em função da alta competitividade com produtos vindos do Mercosul. (Lucas Rivas/Rádio Guaíba)
Por Equipe do site - Felipe Vieira

Nenhum comentário: