Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 05, 2015

França elege 'Mestre do vinho do Porto' esta segunda-feira

A França elege esta segunda-feira o "Master of Port" ("Mestre do vinho do Porto"), num concurso apresentado como "o único evento que premeia a excelência dos escanções especialistas no vinho do Porto".

A França elege esta segunda-feira o ‘Master of Port’ (‘Mestre do vinho do Porto’), num concurso apresentado como "o único evento que premeia a excelência dos escanções especialistas no vinho do Porto".

A 16.ª edição do ‘Master of Port’ é promovida pela Union de La Sommellerie Française e pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, pretendendo consolidar a presença dos vinhos do Porto no mercado francês.

"A França é o maior mercado para o vinho do Porto no mundo. Os escanções são os especialistas naturais dos vinhos do Porto de qualidade porque em França conhecemos este vinho, mas nem sempre conhecemos todas as suas qualidades. Os escanções parecem-nos os melhores embaixadores para recomendar o vinho do Porto", disse à Lusa Jean-Jacques Vereecken, diretor da Fédération Française des Vins d'Apéritif.

Jean-Jacques Vereecken apontou ainda que o ‘sommelier’ (escanção) vencedor vê aberto "o caminho para os títulos de Melhor Escanção da Europa e Melhor Escanção do Mundo porque muitos ‘Master of Port’ foram consagrados com esses galardões.

Entre os onze finalistas que concorrem ao título de ‘Mestre do Vinho do Porto’, há um nome português. Trata-se de Micaël Morais, nascido em Paris, mas cuja paixão pelo vinho vem de São Pedro da Silva, no concelho português de Miranda do Douro, onde em criança vindimava com os pais e os avós.

"Este concurso também é uma homenagem à minha família. Meti toda a minha energia e paixão para ganhar. Há seis meses que estou no concurso e seria um sonho ganhar", disse à Lusa, em português, o escanção de 29 anos, que trabalha em um restaurante com uma estrela Michelin num hotel de luxo do 16° bairro de Paris.

Micaël Morais conseguiu dar nas vistas entre os 55 candidatos que participaram nas seleções regionais de Paris e Lyon. Para conquistar o seu sonho tem de conseguir destacar-se na meia-final que se realiza hoje e dar o seu melhor na final desta segunda-feira. A entrega dos prémios acontece, ao fim do dia de segunda, na Embaixada de Portugal em Paris.

Na sexta edição do concurso, em 1993, o vencedor foi o português Octávio Ferreira - 4º Melhor Escanção do Mundo em 1986 e 1989 e galardoado com o ‘Prix au Sommelier 2015’ pela Académie Internationale de la Gastronomie
Fonte : Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: