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terça-feira, outubro 27, 2015

Vinho Madeira conquista norte-americanos

Vários dos mais influentes líderes de opinião norte-americanos marcaram presença nas provas anuais e master classes que o IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira promoveu na semana passada, nas cidades de Washington D.C., Filadéflia e Nova Iorque.

O circuito incluiu a realização de acções de sensibilização e formação sobre o Vinho Madeira nas mais conceituadas instituições de ensino vínico e hoteleiro das respetivas cidades visitadas: The Capital Wine School, Washington D.C.; Drexel University's Center for Hospitality and Sport Management, Filadélfia; e The International Culinary Center, Nova Iorque.

As sessões foram seguidas de provas com produtores de Vinho Madeira, em unidades hoteleiras conceituadas de cada uma das cidades, especialmente dirigidas a líderes de opinião, importadores, sommeliers e público convidado.

Incluídas na programação de cada prova decorreram master classes, que pormenorizaram as múltiplas características que tornam o Vinho da Madeira único no mundo. Sempre lotadas, as master classes registaram uma elevada participação de reputados especialistas, sobretudo Master of Wine e wine educators.

"Uma vez mais foi muito gratificante constatar o genuíno interesse que os especialistas norte-americanos demonstraram pelo Vinho da Madeira. Possuindo um conhecimento profundo de vinhos e realidades vínicas de várias partes do mundo, identificam e valorizam a realidade muito particular do Vinho da Madeira, comprovando o estatuto ímpar que esse vinho tem, muito especialmente no mercado norte-americano", realça a Presidente do IVBAM, Paula Cabaço.

No total, mais de 500 pessoas participaram neste conjunto de acções, protagonizadas por casas e produtores de Vinho da Madeira, pelo crítico de vinhos português Rui Falcão e pelos especialistas Andrew Bell, presidente da American Sommelier Association (Nova Iorque), Andrew Myers, Master Sommelier (Washington D.C.) e Justin Timsit, Advanced Sommelier (Filadélfia).

Nos EUA, um dos maiores mercados mundiais de vinho, os Madeira possuem um longo historial de prestígio, sendo encarados como uma tipologia de vinhos super premium. A exportação no ano transacto para os Estados Unidos representou um volume de 213.915,25 litros, equivalente a um valor de 1.902.982,67 euros.
Escrito por Rui Conceição

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